A regra básica para a aplicação de qualquer tipo de verniz é que a madeira precisa ser lixada primeiro. Assim, removem-se quaisquer produtos ou folículos, para que o verniz consiga cumprir com o seu papel de selador, protetor ou tonalizante. Inclusive, quando precisar fazer a manutenção da peça já envernizada, será preciso lixá-la, também, para remover o verniz antigo.
Principais tipos de verniz
● Verniz marítimo: é recomendado para realçar superfícies internas e externas em madeira, como decks, terraços e mobiliários. Protege contra as intempéries, prolongando a beleza do aspecto natural da madeira. Pode ser usado em madeira nova ou em repintura. Conforme a marca, já vem pronto para uso ou precisa ser diluído em aguarrás, conforme a quantidade recomendada na embalagem. Devem-se aplicar entre 2 a 3 demãos, com intervalo médio de 12 horas entre cada uma.
● Verniz tingidor: esse é um tipo de verniz que confere uma coloração à madeira. As cores de verniz para madeira mais comuns são mogno ou imbuia. Ele vai realçar os veios naturais da peça e proteger contra as intempéries das áreas externas. Pode ser usado, também, em áreas internas e com ou sem diluição em aguarrás, conforme a recomendação do rótulo. As aplicações devem ser de 3 demãos, com intervalo de 12 horas entre cada uma.
● Verniz copal: o verniz para madeira do tipo copal é recomendado para superfícies em áreas internas, novas ou para repintura. Deixa um acabamento brilhante e já vem pronto para uso, mas pode ser diluído em uma pequena proporção de aguarrás, conforme necessidade. Devem-se fazer 3 aplicações, com intervalo de 12 horas entre cada uma.
● Verniz premium: como o nome sugere, esse tipo de verniz tem qualidade superior. Ao ser aplicado, ele vai formar uma película com alto grau de penetração e tem uma capacidade elástica para prevenir que a madeira rache ou trinque enquanto o produto estiver no prazo de atuação. Sendo assim, também oferece uma maior proteção contra mofo, algas e fungos. Pode ser aplicado em áreas internas e externas, em madeira nova ou para repintura e precisa ser diluído em aguarrás. Devem ser aplicadas de 2 a 3 demãos, conforme a peça.
O que é stain?
O stain é um produto diferente do verniz, chamado de impregnante de poros abertos, ao contrário do verniz, que é de poros fechados. Isso porque o stain não vai criar uma película protetora superficial sobre a madeira, como o verniz faz. A ação protetora é mais interna.
Quer encontrar o melhor material para acabamentos em verniz? Visite a página: http://localhost:8888/varejao/categoria-produto/tintas-2/vernizes/