Não adianta caprichar tanto nos móveis e nas paredes do seu ambiente se lá estão elas sem harmonia nenhuma em cima do sofá. É isso mesmo, estamos falando das almofadas! Os detalhes fazem toda a diferença no resultado final da sua decoração – e as almofadas não podem ficar de fora. Muita gente tem dificuldade de combiná-las com o restante do ambiente. Por isso, vamos dar algumas dicas simples para harmonizar as almofadas com o sofá, paredes, móveis e decoração, deixando tudo bem redondinho e uniforme.
A técnica mais fácil de ser aplicada na hora de escolher as almofadas é a do tom sobre tom. Por exemplo: se o seu sofá é azul, escolha almofadas em tons mais claros ou escuros de
azul. Se a sua parede é azul e o sofá é neutro, escolha almofadas em tons de azul. É a opção mais fácil de harmonizar o ambiente, mas cuidado para não deixá-lo sem graça e monótono por ter as mesmas cores. Procure criar um contraste para dar mais vida ao seu ambiente.
Antes de mais nada: quem disse que não se pode misturar estampas? Pode sim! É claro: depende de quais você vai escolher. É errado combinar estampas quando as mesmas brigam entre si.
No entanto, se houver harmonia de tons ou desenhos, misturá-las pode dar um efeito bem legal na sua decoração!
Escolher uma almofada vai muito além de escolher cores: o material interfere muito. Nunca se prenda à ideia de que o material do sofá e da almofada deve ser o mesmo. Isso é uma visão ultrapassada e você pode estar perdendo mil possibilidades de estampas, texturas, tecidos e materiais incríveis em troca de uma combinação sem importância.
Há uma série de almofadas divertidas cheias de estampas legais e até formatos diferentes. Elas são ótimas pra dar um toque de personalidade e humor no seu ambiente. Almofadas de bandas, filmes, séries ou com formato de comidinhas, objetos e animais estão super em alta. Apenas tome cuidado para não poluir o seu ambiente e deixar sua decoração deselegante.