A década de 2010 já está no final, e não é surpresa que as cores entram e saem de moda o tempo todo. Mas você sabe quais foram as influências ao longo dos anos para chegarmos até as tendências atuais?
Hoje, trazemos para você um conteúdo mostrando cores que definiram décadas e gerações por meio da cultura pop, moda, marketing, tecnologia e design, criando uma paleta de cores com as marcas Sherwin-Williams e Suvinil, para você inspirar nos estilos de pintura dos seus ambientes.
Aqui, estão as cores que definiram tendências nas últimas cinco décadas!
A tendência no interesse em itens minimalistas cuidadosamente projetados se tornou um símbolo de status para a sociedade. Os ambientes mais modernos de hoje apresentam acabamentos mais simples e sofisticados.
Embora com o avanço da resolução das telas de smartphones, televisões a qualidade da tecnologia das câmeras tenha se tornado mais complexa, o design digital simplificou o que chamamos de Flat Design, que é construído com base em formas geométricas com delicadas sombras projetadas e tipografia simples, sem muitos detalhes.
A paleta de cores resultante dessa influência, no entanto, introduz elementos mais fantásticos no estilo, como gradientes alegres e cores saturadas surrealistas
O design Skeumórfico, conhecido por fazer alusão a objetos do mundo real, com texturas e cores realistas afixadas no mundo bidimensional, era a estética da moda, principalmente em design de impressão e web.
No geral, os anos 2000 foi um período próspero, com moda ultrajante, grandes acontecimentos da cultura pop e consumismo que marcaram a década.
A Grande Recessão de 2008, certamente, abafou o otimismo econômico para muitos e, enquanto a sociedade mundial saía de uma crise na economia, eram encontradas novas maneiras de reinventar gostos e ideais que influenciariam as tendências da próxima década.
As cores das décadas de 1960 a 1980 são conhecidas pelos tons brilhantes e vibrantes. Mas esse contexto não continuou assim na década de 1990, que é conhecida por uma paleta de cores mais neutra e sombria.
A música grunge estava no auge e o rock alternativo estava em destaque. A cena da década era antimaterialista, e o que predominava era o individualismo sobre o consumismo.
Os anos 1990 também são conhecidos pela moda ruidosa em cores de joias compostas de azuis ricos, roxos brilhantes, verdes profundos e vermelhos quentes. As empresas de tecnologia posicionaram seus produtos como divertidos e fáceis de usar. Nintendo e Apple, por exemplo, lançaram dispositivos plásticos coloridos.
Contudo, os ambientes passaram a adotar cores neutras: cinza, bege e marrom com detalhes malva e bordô.
Na década de 1980, foi a primeira vez que a tecnologia inovadora se cruzou com maneiras de entretenimento. O início do uso de computadores para fim pessoal permitiu o florescimento de jogos de computador e videogames.
As empresas criaram anúncios coloridos e completamente inovadores para exibirem nas telas dos novos dispositivos. O logotipo icônico da Apple, de 1977 a 1998, era colorido como arco-íris, para fazer com que os produtos parecessem mais amigáveis aos consumidores.
A MTV estreou em 1981, e emergiu a era dos videoclipes na televisão. Um exemplo do apelo ousado da MTV foram os vídeos curtos durante os intervalos comerciais, nos quais o logotipo era animado com um estilo peculiar.
Os anos 1970 foram marcados por cores primárias puras e brilhantes, pois a tecnologia das telas de televisão fez uma transição significativa do preto e branco para cores. Programas e desenhos em cor começaram a despontar na década de 1970 e inspiraram uma geração de jovens e adolescentes com mundos coloridos.
As crianças brincavam com brinquedos de cores vivas, como LEGO, Hot Wheels, Barbie e Play-Doh. Cores vibrantes e ecléticas de pistas de dança brilhantes e luzes de neon iluminavam as cenas do disco e do punk. A moda era muito mais extravagante: as pessoas usavam calças de poliéster com cores vivas e bem justas.