Não é de hoje que o azul é uma das cores mais utilizadas pelas pessoas. Isso porque é, comprovadamente, um tom que agrada e traz a sensação de segurança para a maior parte da população. É comum ouvirmos por aí que, se você quer um ambiente tranquilo e relaxante, deve investir no azul. Mas estamos aqui para te mostrar que o azul é muito mais valioso do que você imagina. Se utilizado com coerência e estratégia, a cor e suas nuances trazem imponência para qualquer ambiente e deixam tudo muito mais sofisticado.
As variações da cor combinam tanto em ambientes externos quanto internos. O azul fica harmonioso com móveis de madeira, mármore, couro, itens de decoração coloridos ou até mesmo metálicos. A cor não é fácil de combinar só com os móveis: também fica harmônica com paredes coloridas, tanto claras ou escuras.
Mas, com tantos tons de azul disponíveis, você sabe qual escolher? Claro ou escuro? Em quais ambientes você deve aplicar cada uma dessas cores? Para sanar esta dúvida tão comum, fizemos este post. Vamos começar?
Azul claro: provoca a sensação de frescor e higiene, estimulando a paciência, a produtividade e transmitido sucesso.
Azul escuro: provoca a sensação de confiança, segurança e nobreza. Assim como o azul claro, o tom escuro também estimula a produtividade.
Azul claro: O tom de azul claro combina com: azul escuro, verde, verde limão, amarelo, laranja, vermelho, vinho, marsala, marrom, preto e branco.
Azul escuro: O tom de azul escuro combina com: azul claro, roxo, violeta, pink, rosa bebê, cinza, cores tons de pele e branco.
Azul claro: Se você é uma pessoa compreensiva, que gosta de ambientes com ar de tranquilidade, pode apostar no azul claro. No entanto, se você for nervoso e impaciente, é bom tentar mudar, né? E o azul claro pode te ajudar nisso. O tom combina com as pessoas livres de espírito, leais e fiéis. É uma cor para quem age com o pensamento, mas também compreende o coração.
Azul escuro: Se você é uma pessoa ambiciosa, o azul escuro é perfeito pra você. Não é à toa que existe aquele ditado que diz “fulano tem sangue azul, hein?” Ou seja, sangue de realeza. O tom azul escuro é feito para pessoas sofisticadas e elegantes, que gostam de recepcionar bem os outros e impressionar a todos, tanto na vida pessoal quanto profissional.
Azul claro: É uma boa escolha utilizar este tom de azul em ambientes que você precise demonstrar limpeza e organização, como clínicas, banheiros ou cozinhas, afinal, o azul claro é sinônimo de higiene. No entanto, o tom é também uma boa opção para áreas externas ou espaços relaxantes por transmitir frescor e tranquilidade. Igrejas, áreas de piscina, consultórios e até mesmo quartos.
Azul escuro: É um tom ideal para ambientes corporativos ou que tenha um maior movimento de pessoas. Por demonstrar confiança e espiritualidade, é uma ótima opção para escritórios, salas ou qualquer ambiente de interação.