Após a finalização da pintura, uma dúvida comum é como descartar as latas de tinta? É necessário fazer o descarte correto para evitar a contaminação do meio ambiente. Confira dicas para descartar tanto as latas quanto as tintas da maneira adequada:
Tintas à base de água:
As tintas à base de água podem ser descartadas em ralos e vasos sanitários. Porém, só faça isso se a região tiver tratamento de esgoto. Se não tiver, o descarte deve ser o mesmo das tintas à base de solvente.
Tintas à base de solvente:
Para descartar as tintas à base de solvente, você deve esperar que a tinta seque até ficar sólida. Se for pouca quantidade, basta deixar a lata aberta. Em maior quantidade, adicione areia ou serragem. Depois que estiver seca, remova da lata com uma escápula, enrole em jornal e descarte junto com os demais rejeitos que irão ao aterro sanitário da sua região.
Atenção: em hipótese alguma descarte tinta em bueiros ou bocas de lobo.
Latas de tinta:
Depois que as tintas foram devidamente descartadas, é hora de dar um destino às latas. Como as latas são feitas de materiais recicláveis como aço, alumínio ou plástico, você pode levar a um ponto de coleta de reciclagem da sua cidade como o Ponto de Entrega Voluntária (PEV), por exemplo.
Outras opções:
Após o descarte adequado da tinta, muitas pessoas reutilizam as latas. Elas podem ser transformadas em vasos de plantas, bancos, casinhas para gatos, dentre outras opções.
Caso tenha sobrado mais tinta que o esperado, uma boa opção é doar. Você pode doar para algum familiar, amigo ou para algum projeto social da sua cidade.
Programa de Sustentabilidade e Reciclagem
O Programa de Sustentabilidade e Reciclagem é uma parceria do Varejão das Tintas e da Suvinil que coleta latas vazias e sobras de tintas. Confira os pontos:
– Varejão das Tintas Barreiro: Avenida Sinfrônio Brochado, 717
– Varejão das Tintas Lagoa Santa: Rua Acadêmico Nilo Figueiredo, 2.656
– Varejão das Tintas Carlos Prates: Avenida Nossa Senhora de Fátima, 2.090
– Varejão das Tintas Carlos Prates Matriz: Avenida Pedro II, 677– Varejão das Tintas Venda Nova: Avenida Vilarinho, 1.560