Cores Pantone: retrospectiva de 2000 a 2011

A empresa Pantone, fundada em 1963, é famosa pelo seu sistema de cores. Suas paletas são referências para decoração, moda, artes visuais e padrões estéticos. Em 1999, foi lançada uma novidade: um estudo com a cor para cada ano, que seria um guia com as tendências sociais, artísticas e culturais de cada época. A cor sempre é divulgada em dezembro e se refere ao ano seguinte.

Confira as cores do ano Pantone e os significados por trás das escolhas.

2000 – Cerulean

A Cor do Ano 2000 foi a Cerulean, um tom de azul que representava a tranquilidade e paz para o início de um novo milênio. A inspiração veio da sensação de olhar para um céu azul e os momentos de descanso ao ar livre.

2001 – Fuchsia Rose

Bem diferente do Cerulean do ano 2000, o Fuchsia Rose é um rosa intenso e brilhante. O tom carrega paixão, intensidade e excitação como características principais.

2002 – True Red

A Cor do Ano 2002 foi o True Red. O vermelho faz alusão aos ataques às Torres Gêmeas nos Estados Unidos, em 11 de setembro de 2001. A escolha resume os sentimentos de incerteza e a busca por mais compaixão.

2003 – Aqua Sky

A escolha para 2003 foi o Aqua Sky, um tom de azul suave. A proposta era restaurar a esperança, serenidade e tranquilidade. Por ser um azul frio, tem efeitos mais calmantes que as tonalidades de azul esverdeado.

2004 – Tiger Lily

Tiger Lily é um tom alaranjado e inspirado na flor de mesmo nome. É um mix de laranja com toques de vermelho e amarelo. A cor evoca a modernidade do laranja, porém com um quê de exotismo e com sentimentos de paixão e esperança.

2005 – Blue Turquoise

Um tom de azul foi eleito pela terceira vez pela Pantone: o Blue Turquoise. A cor segue a mesma ideia de inspiração na natureza no ano anterior (da flor Tiger Lily), tendo como referência a cor do mar. O Blue Turquoise indica os sentimentos de calma e leveza.

2006 – Sand Dollar

Pela primeira vez, o Instituto Pantone escolheu uma cor neutra: Sand Dollar. O tom de bege valoriza o natural e o orgânico e está associado a desertos, ambientes naturais e a preocupação com a economia global.

2007 – Chilli Pepper

A cor de 2007, Chilli Pepper, retoma aos tons intensos. O vermelho intenso se recusa a ser ignorado, é ousado, atraente, sofisticado e sedutor. Lisa Herbert, vice-presidente executiva da Pantone, disse que “A cor vermelha faz uma declaração ousada. Estamos vendo mudanças nas opiniões das pessoas sobre os eventos atuais e grandes mudanças na maneira como elas se expressam por meio de nova tecnologia.”

2008 – Blue Iris

O Blue Iris é uma mistura de azul e roxo, que provoca o sentimento de mistério e a emoção. Enquanto o azul é confiável, o roxo simboliza a espiritualidade e a busca da alma. A Cor do Ano 2002 busca trazer a segurança diante de um mundo complexo.

2009 – Mimosa

Mimosa é um tom de amarelo enquete, brilhante e envolvente, e faz alusão tanto ao drink quanto às flores da árvore de mesmo nome. Após a crise econômica de 2008, o amarelo vem com o otimismo, alegria e esperança que o mundo deve se reerguer. Mimosa representa a iluminação, imaginação e inovação.

2010 – Turquoise

Turquoise – ou Turquesa, em português -, combina a tranquilidade do azul e os aspectos revigorantes do verde. Foi inspirada no sentimento de estar na natureza, nas águas tropicais, na fuga dos problemas cotidianos e restauração do bem-estar. A cor turquesa, em muitas culturas, é um talismã protetor, inspirada no céu e na água e que evoca fé, proteção e cura.

2011 – Honeysuckle

Honeysuckle, a cor de 2011, é o nome em inglês para a planta madressilva. A inspiração foi no tom rosa avermelhado da flor. Ao contrário da Turquoise de 2010, que representa a fuga dos problemas cotidianos, a Honeysuckle é ousada e convida que as pessoas enfrentem os desafios. A cor é corajosa, confiante, cativante e estimulante, capaz de aumentar a adrenalina.

Quer saber mais? Confira a retrospectiva das cores Pantone de 2012 a 2023.

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