O estudo de cores da Pantone é lançado anualmente em dezembro, com a proposta de eleger uma cor para o ano seguinte. A Cor do Ano transmite o zeitgeist da sociedade, um termo alemão que significa o espírito do tempo presente. Por isso, a pesquisa consegue apurar as tendências e padrões de determinada época, com leituras sobre as artes, padrões de consumo e comportamentos sociais.
Confira a retrospectiva das cores Pantone de 2012 a 2023:
Enquanto a cor de 2011, Honeysuckle, encoraja a coragem para enfrentar os problemas do cotidiano, Tangerine Tango recarrega as energias para dar impulso e seguir em frente. Tangerine Tango é um laranja avermelhado, que traz a adrenalina do vermelho e a simpatia do amarelo. É sofisticado, dramático e sedutor.
Emerald, inspirado na pedra Esmeralda, é sofisticado e luxuoso. A cor verde é a que mais está presente na natureza e representa o crescimento, renovação, prosperidade, equilíbrio e harmonia. Emerald dá a sensação de clareza e rejuvenescimento, muito importantes para a complexidade do mundo.
Radiant Orchid, ou Orquídea Radiante, é uma mistura de tons de roxo, magenta e rosa. A cor é encantadora, expressiva e envolvente, que emana alegria, amor e saúde. Radiant Orchid é um convite à inovação, criatividade e originalidade, que são muito valorizados na sociedade.
A Cor do Ano 2015 é Marsala, um tom de vinho tinto robusto e terroso. Faz alusão ao vinho produzido em Marsala, uma cidade italiana na região de Sicília. A cor é agitada, elegante, versátil e que incentiva a criatividade. As raízes marrom-avermelhadas evocam uma sofisticação natural e enriquecem a mente, corpo e alma.
Pela primeira vez, a Cor do Ano Pantone foi a mistura de duas cores. Rose Quartz & Serenity tem o equilíbrio de um tom de rosa quente e um azul frio, emanando conexão e bem-estar. As duas cores transmitem segurança e tranquilidade e servem como um antídoto para o estresse dos dias modernos. Rose Quartz & Serenity também reflete sobre o desfoque dos gêneros em relação às cores, permitindo que cada um use o que se sentir mais confortável e o surgimento de uma geração menos preocupada com estereótipos
Greenery é um tom verde-amarelo fresco e natural. Simboliza a busca da conexão com a natureza, cada vez mais importante na vida moderna. Evoca a primavera, as folhas novas e a vida ao ar livre. Greenery mostra a busca por paixões pessoais e vitalidade, reafirma a vida e demonstra o desejo por mergulhar na beleza natural.
Ultra Violet, um roxo dramático, foi a escolha da Pantone para a Cor do Ano 2018. A cor simboliza a experimentação, o não conformismo, o que está por vir e as descobertas além de onde estamos agora. O roxo também relaciona-se com o místico e espiritual, é provocante e pensativo e evoca os mistérios do Cosmos. A cor foi usada por Prince, David Bowie e Jimi Hendrix nos movimentos de vanguarda da cultura pop ocidental e é um convite para que cada um encontre soluções criativas para expandir fronteiras e conhecer sua marca no mundo.
Living Coral é um rosa-alaranjado vibrante e acolhedor, inspirado nos recifes de corais. A escolha surgiu a partir da necessidade de otimismo, alegria, experiências autênticas e o contato com a espiritualidade, como resposta à tecnologia e redes sociais cada vez mais incorporadas no cotidiano. Living Coral aparece no ambiente natural e exibe presença nas mídias sociais.
Classic Blue é uma tonalidade de azul inspirada na cor do céu ao entardecer. Tem qualidades tranquilizadoras e resume o desejo por confiança, estabilidade e proteção. A escolha se deu pela crescente necessidade de contemplação, profundidade e abertura dos canais de comunicação. Classic Blue é identificada pela psique como uma cor tranquila e serena, com a promessa de paz e proteção.
Mais uma vez, a Pantone selecionou dois tons para a Cor do Ano. Ultimate Gray & Illuminating tem duas cores independentes e passa a mensagem que elementos diferentes podem se unir e fortalecer. Ultimate Gray é um cinza sólido, forte e confiável. Já Illuminating é uma amarelo vibrante e alegre. Juntas, as cores refletem ao mesmo tempo praticidade, solidez, calor e otimismo, representando força e positividade.
A Cor do Ano 2022 foi Very Peri, um tom de azul com toques de violeta. Diante das transformações e o retorno após um intenso período de isolamento, Very Peri convida a abraçar as novas possibilidades, estimular a criatividade e reescrever a vida. A cor eleita pela Pantone é curiosa, dinâmica e traz uma mistura da lealdade e constância dos azuis com a energia e entusiasmo dos vermelhos.
Para 2023, a Pantone elegeu a cor Viva Magenta, da família dos vermelhos e tintos, inspirada no corante cochonilha, um inseto que produz uma coloração avermelhada. É um dos corantes naturais mais fortes, brilhantes e preciosos do mundo. A influência da natureza demonstra a reconexão com a matéria original e possibilita o fortalecimento interior. A cor desperta coragem, determinação e alegria e convida todos a vibrar na mesma sintonia para escrever uma nova narrativa para o ano que se inicia. Saiba mais sobre o Viva Magenta.