Não preparar a superfície, não usar as ferramentas adequadas e não esperar o tempo correto de secagem. Esses são alguns erros recorrentes no momento de pintar as paredes, que podem ser evitados se você estiver bem preparado e adquirir todos os materiais necessários. Confira os erros mais comuns na pintura e saiba como evitá-los:
Não preparar a superfície
Antes de aplicar a tinta, é importante deixar a superfície pronta para receber o produto. Isso garante melhor acabamento e durabilidade da pintura. Você deve limpar, reparar imperfeições (como rachaduras e buracos) e nivelar a superfície. Além de deixar a parede uniforme, você também deve aplicar o selador acrílico ou o fundo preparador. O selador acrílico é usado em superfícies novas, enquanto o fundo preparador é para situações de repintura. Saiba mais sobre a diferença entre os dois produtos.
Não isolar as partes não pintadas
Antes de começar a preparar a parede, você deve isolar tudo o que não será pintado, como móveis e piso, para evitar sujeira. Por mais que você tome muito cuidado, é inevitável que um pouco de tinta respingue durante o processo. A dica é usar lonas e fita crepe para garantir que o ambiente fique limpo. Não se esqueça de isolar também os interruptores e rodapés.
Escolher o tipo errado de acabamento
Você sabia que existem tipos diferentes de acabamentos de tinta e cada um é indicado para um tipo de ambiente? Os principais acabamentos são: semibrilho, acetinado, semi-acetinado e fosco.
As tintas com acabamento semibrilho são resistentes e de fácil limpeza. Por isso, podem ser usadas em ambientes internos e externos e são ótimas para casas com crianças e animais de estimação. O acabamento acetinado é resistente à umidade, então deve ser usado em lavabos e cozinhas. O semi-acetinado é um meio termo entre o acetinado e o fosco. É de fácil limpeza e tem boa durabilidade, mantendo a cor e aparência mesmo após as lavagens. Já o acabamento fosco é indicado para paredes com pequenas imperfeições e consegue disfarçar algumas rachaduras e irregularidades. Saiba mais sobre os tipos de acabamento.
Não esperar o tempo correto de secagem
Siga o intervalo indicado pelo fabricante entre uma demão e outra para ter o resultado desejado. Além disso, é importante esperar que a tinta esteja seca antes de colocar móveis ou itens de decoração.
Não ter ferramentas adequadas
Antes de começar a pintar, faça uma lista com todos os itens necessários para evitar que você perceba que algo está faltando junto quando for usar. Para realizar a pintura, você irá precisar de: lonas e fita crepe para proteger o chão e móveis; lixas para nivelar a superfície; rolo, pincel e trincha para pintar e dar o acabamento; a bandeja para colocar a tinta; o extensor de rolo e escada para alcançar superfícies altas; e, é claro, a tinta. Confira esta lista com tudo o que não pode faltar.
Você encontra todos os materiais para pintar sua casa no Varejão das Tintas. Vá até a unidade mais próxima ou acesse a loja virtual.