Você provavelmente já ouviu por aí que o ambiente interfere no nosso humor. Mas sabia que esse processo é científico? Existe um estudo sobre neuroarquitetura, capaz de comprovar o poder da arquitetura na saúde e no comportamento humano.
A neuroarquitetura ajuda a identificar quais elementos impactam sentimentos nas pessoas – e qual é a melhor forma de fazer com que esse impacto seja positivo. Toda essa identificação acontece por meio da harmonização das cores, iluminação natural e artificial, decoração e até pela ventilação do ambiente. Essas impressões podem ser conscientes ou inconscientes, alterando emoções e, consequentemente, o comportamento das pessoas dentro de cada espaço.
As cores nos afetam emocional, mental e fisicamente. Por esse motivo, quando é escolhida uma cor que não combina com o restante do ambiente, as pessoas podem ficar desconfortáveis e mais cansadas.
A neuroarquitetura pode ser aplicada para vários tipos de projetos, e traz diferentes tipos de benefícios. Veja só:
No lar: muito mais conforto e relaxamento.
No ambiente empresarial: sua equipe terá mais produtividade e desempenho.
Nas escolas: os alunos terão mais facilidade em aprender.
Nos hospitais: estimula a recuperação dos pacientes.
Nem precisamos falar muito pra você perceber que essa técnica pode mudar a rotina das pessoas, né? As características do ambiente induzem estímulos, por isso, é preciso caprichar na sua decoração. E você já sabe: o Varejão das Tintas está aqui para ajudar nessa tarefa!