Vivemos em uma época de saturação visual, onde todo momento é registrado e postado nas mídias sociais. Por isso, vemos mais quantidade do que qualidade, o que resulta na desvalorização da imagem devido ao uso excessivo.
A conhecida frase “uma imagem vale mais que mil palavras” agora tem seu sentido praticamente invertido, já que palavras – escritas ou faladas – vêm sendo espremidas em nossas vidas tão corridas. Elas são restringidas ou abreviadas nas mídias sociais porque cada vez mais nos comunicamos usando apenas imagens (que podem ser alteradas por meio de Photoshop, portanto nem sempre são confiáveis). Devido a essa limitação, quando são usadas no contexto adequado as palavras podem adquirir uma força que há muito não se via.
Na China, a tradicional arte de contar histórias voltou à moda – e estamos começando a ver clubes e comunidades com este objetivo também no mundo ocidental. A tendência da valorização das palavras pode ser vista também na aplicação de letras em detalhes na arquitetura e na decoração. Neste caso, ao invés de palavra e imagem estarem em oposição, uma complementa a outra.
(Via Coral)