O quarto infantil é muito mais do que um simples cômodo, é um ambiente que influencia diretamente no desenvolvimento e no aprendizado da criança. Ter um espaço para chamar de seu dá autonomia e privacidade para os pequenos desde cedo. Será nesse cômodo que eles descansarão, passarão seu tempo livre e aprenderão inúmeras novidades.
Por esses motivos, montar um quarto infantil não é tão simples quanto parece. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar quando chegar a hora de decorar o cantinho do seu filho.
Para começar o projeto é preciso considerar alguns pontos básicos como: faixa etária e personalidade da criança, funcionalidade do cômodo e espaço disponível. É possível que haja conflito de opiniões e vontades caso o quarto seja compartilhado entre irmãos, especialmente se for entre menino e menina. O melhor a se fazer nesse caso é tentar chegar a um meio-termo entre as partes, mas vale lembrar que o gênero não é um fator decisivo na escolha da decoração.
A decoração deve refletir a personalidade de quem habitará o quarto e equilibrá-la para um melhor aproveitamento. Por exemplo, se a criança é agitada, tente criar um ambiente mais calmo para que ela consiga se concentrar e descansar melhor.
O tamanho do cômodo é outro fator que influencia na decoração. Antes de escolher os móveis é preciso antecipar todas as funcionalidades que o quarto terá: Ele será apenas um lugar para descanso? Será o ambiente de estudo? Será o local para brincadeiras?
A disposição dos móveis é um detalhe importante para manter a segurança dos pequenos. Evite objetos com quinas e partes de vidro, procure por móveis que tenham as extremidades arredondas e fique atento para que eles não deem acesso à janela. Se o cômodo será dividido, mas não há espaço para duas camas, prefira bicama a beliche, para evitar possíveis acidentes.
Com o planejamento criado, chegou a hora de dar vida ao espaço e escolher uma ou mais cores para as paredes.
Você já conhece a linha Risque & Rabisque da Sherwin-Williams? É um produto exclusivo no mercado, que transforma as paredes em um quadro de escrever, estimulando o desenvolvimento da criatividade.
Ao escolher as tonalidades das paredes devemos ter em mente que as cores têm o poder de alterar a impressão de amplitude e iluminação do quarto e de influenciar o estado de espírito da criança. Para decorar o quarto de um bebê, o indicado é optar por tons pastel e neutros, deixando o ambiente calmo e tranquilo. As cores mais claras ajudam na iluminação e dão um destaque maior aos detalhes que possuem uma tonalidade mais escura, além de serem versáteis, o que facilita na hora de redecorar o ambiente.
A paleta de cor selecionada para o quarto será o ponto de partida para a escolha dos demais itens, como roupa de cama, abajures, luminárias, cortinas, entre outros. Para dar mais alegria ao quarto, e mais personalidade, que tal emoldurar alguns desenhos feitos pela própria criança e usá-los como parte da decoração? Brinquedos também descontraem o ambiente e funcionam bem como itens decorativos.
A organização é outro ponto fundamental na decoração. Manter o quarto infantil arrumado, por mais que seja um desafio para os pais, é uma boa oportunidade para ensinar aos pequenos a importância de ser organizado e de cuidar dos seus objetos pessoais. Para facilitar essa tarefa, conte com a ajuda de móveis próprios, como baús, estantes, nichos, prateleiras, gavetões e caixas organizadoras para guardar os brinquedos, livros, material escolar, e tudo aquilo que a criança utilizará em seu quarto.
Gostou das dicas? Então é hora de colocar a mão na massa e começar a planejar o cantinho do seu filho!